Carta escrita pelo Rebe, Menachem Mendel Shneersohn, sobre o procedimento que deveria ser adotado por ocasião de Yud (10 de) Shevat, data de falecimento de seu sogro, o Rebe Anterior.
A partir dela, foi possível estabelecer quais seriam as diretrizes a serem adotadas com o próprio Rebe.
Tradução livre
Com a Graça de D’us,
Rosh Chôdesh Shevat, 5711
Brooklyn, New York.
Que D’us esteja convosco!
Paz e Bênção!
Em resposta à pergunta de muitos, a respeito de uma detalhada programação para o décimo dia de Shevat – que venha para o bem – dia do yahrzeit de meu mestre e sogro, o Rebe Rayats, por meio desta, sugiro:
Que no Shabat antes do yahrzeit, todos procurem ser chamados à Torá. Se o número de Aliyot (8) não for suficiente – que seja feita a leitura da Torá em recintos diversos, porém nunca acrescentando aliyot ao número usual de chamados.
Procurem escolher para Maftir o mais eminente do grupo com o consentimento da maioria do minyan – ou através de um sorteio.
Escolham e nomeiem quem será o chazan no dia do yahrzeit, sendo o mais correto dividir as orações, de forma que um reze Arvit, outro Shacharit e um terceiro Minchá, para proporcionar este mérito a um maior número de Chassidim.
Acendam uma vela que dure 24 horas e, se possível, de cera.
Durante as orações, devem ser acesas cinco velas.
Após a tefilá (pela manhã, depois da leitura do Tehilim), o chazan deve estudar da mishná o capítulo 24 do Tratado de Kelim e o capítulo 7 do Tratado de Micvaot. Posteriormente, deverá dizer a mishná "Rabi Chananyá ben Acashya... veya’dir", pronunciar silenciosamente algumas linhas do Tanya, e dizer o Cadish de’Rabanan.
Depois da oração de Arvit, deve ser recapitulado parte do Maamar (discurso chassídico) do dia do falecimento (que se inicia com a frase "Bati Legani", impresso no Cuntrês nº 74) oralmente. Não havendo alguém capaz de dizê-lo de cor, pode ser dito acompanhando o texto. O mesmo deve ser feito após a Prece Matinal, concluindo-o após a oração de Minchá.
Pela manhã, antes da oração, deverá ser estudado um capítulo de Tanya, o mesmo sendo feito após a oração de Minchá.
Pela manhã, antes da oração, cada um deve fazer uma doação às causas ligadas ao nosso líder, o Rebe Rayats; esta deverá ser feita, em nome do doador e de cada um de seus familiares. Deve-se repetir este procedimento antes da oração de Minchá.
Após a Prece Matinal e a recapitulação do Maamar – que cada um leia um pan – pidyon nêfesh (obviamente, usando o gartel). Aqueles que tiveram o privilégio de entrar em yechidut com o Rebe Rayats, ou pelo menos de ter visto o seu semblante, procurem visualizá-lo, durante a leitura do pan, imaginando-se diante dele. Depois, o pan deverá ser colocado entre as páginas de um Maamar ou Cuntrês de ensinamentos do Rebe Rayats, remetendo-o (se possível – no próprio dia) para que seja lido em seu túmulo.
No decorrer da data, deve estudar capítulos de mishnayot que se iniciam com as letras do nome do Rebe Rayats.
Durante este dia, deve-se realizar ou participar de um farbrenguen.
Deve-se fixar um horário durante o dia para falar aos familiares sobre o Rebe Rayats e o trabalho que realizou durante toda sua vida.
Nesse mesmo dia deve-se organizar visitas (aos aptos para tal) às sinagogas e às casas de estudo da cidade, e lá recordar uma frase ou dito dos ensinamentos do Rebe Rayats; explicar seu imenso amor a todos os judeus; anunciar e divulgar sua tacaná (regulamento) de diariamente falar Tehilim (Salmos – conforme divididos pelos dias do mês) estudar a Porção diária do Chumash com a explicação do Rashi, e – em locais apropriados – dissertar também sobre o estudo do Tanya conforme dividido para os dias do ano. Se possível deve-se realizar tudo isto num clima de hitvaadut (encontro chassídico).
As pessoas indicadas para tal deverão visitar locais de grupos juvenis religiosos – e esforçar-se o máximo possível, de forma pacífica, para ir ver também grupos juvenis ainda não religiosos – explicando-lhes o quanto eram queridos pelo Rebe Rayats, qual sua expectativa em relação a eles e a esperança e confiança neles depositadas; assim, finalmente acabariam cumprindo sua missão no fortalecimento do judaísmo, e na difusão da Torá com todo o entusiasmo, fervor e vitalidade, característicos dos jovens. Obviamente, havendo condições no local, estas atividades também devem ser realizadas nos dias posteriores ao yahrzeit, particularmente no Shabat seguinte.
Que D’us apresse a vinda do nosso Redentor, quando se despertarão em louvores os que jazem na terra, e nosso líder, o Rebe Rayats, cujo yahrzeit é neste dia, entre eles, fazendo-nos presenciar milagres, conduzindo-nos pelo caminho que nos levará à Casa de D’us.
(Assinatura do Rebe)